Dúvidas

O que é preciso para começar?

Para iniciar a criação de um cosmético para cabelo é preciso que você tenha decida qual será a forma de utilização desse produto pelo seu cliente,:se será profissional ou uso doméstico. Ou seja, se ele será usado por profissionais de beleza, restrito aos salões de beleza, ou se poderá ser utilizado pelo consumidor final, em casa.

Qual a diferença do uso profissional para o doméstico?

O cosmético para cabelo de uso profissional possui características técnicas mais robustas que somente os profissionais de beleza estão habilitados para realizar a sua manipulação, como, por exemplo, a escova progressiva. Já o de uso doméstico possui características mais simples, que não requer habilitação técnica de manuseio, como por exemplo o shampoo.

Qual cosmético para cabelo devo escolher?

É só escolher uma ou mais opções de uma vasta lista de cosméticos para cabelo que existe hoje: shampoo, condicionador, escova progressiva, leave-in, máscara capilar, creme de pentear, protetor térmico, óleo de argan, matizador, reparador de pontas, finalizador, bifásico, tonalizante, entre muitos outros. 

Devo focar em um tipo de cabelo?

Não necessariamente. É possível escolher entre os tipos existentes e focar nesse nicho ou fazer um produto que atenda todos os tipos. Isso vai depender do público que queira atingir, levando em consideração os cabelos do tipo liso, crespo, cacheado, colorido, grisalho, loiro, castanho, preto ou ruivo.

Quantos elementos vão na fórmula?

Não existe uma fórmula pronta. Existem formulações que se combinam e é possível chegar a um resultado, que é o mais importante. O resultado pode ser uma textura com mais cremosidade, ou um aroma cítrico e até mesmo uma cor mais marcante. Esta decisão é sempre sua.

Qual embalagem usar?

Está será uma decisão sua dentre todas as opções que o mercado dispõe através de fornecedores de embalagens que oferecem modelos específicos para esta linha de produtos. É possível fazer uma embalagem sob medida também.

Como é feita a criação do rótulo?

Todo rótulo de cosmético deve conter as informações técnicas do produto e os dados da empresa. Já a composição do design é feito sob medida para a sua marca, com a sua identidade. Para produzi-lo há uma variedade interessante de acabamentos que darão ainda mais valor ao seu produto.

Quem cadastra nos órgãos regulatórios?

Nossos parceiros habilitados para realizar a solicitação e acompanhamento do processo de cadastro do produto para a comercialização em território nacional (Anvisa) e, se for o caso, para exportação para outros países.

Qual quantidade é a ideal?

Isso vai depender do orçamento existente para a produção do produto. Não existe uma quantidade mínima, mas a cultura do mercado é a de quanto mais for produzido num lote, melhor será a condição comercial. E vai influenciar a capacidade de cada embalagem também, pois uma de 200 ml vai ter mais quantidade unitária do que uma de 500.

Qual preço devo colocar?

Isso é uma estratégia comercial do próprio dono do produto, pois as variáveis incidentes no custo de produção de todo o produto é ddele, logo orientamos que seja feita, pelo menos, uma pesquisa de mercado para que consiga se posicionar no mercado adequadamente.